TEATRO ESCOLA


A  Cia de Arte e Espetáculos Muiraquitã, atua há mais de vinte anos no segmento teatro escola, apresentando-se nos três estados do sul do Brasil. Os espetáculos da Cia, são recheados de bom humor e  interatividade, trabalhando temáticas de interesse do universo escolar de maneira lúdica. 
Com este projeto objetivamos intensificar a relação  teatro/cultura e escola, trabalhado a formação do educando a sua plenitude. Acreditamos no teatro como elemento de aprimoramento das potencialidades do educador. Nos preocupamos em desenvolver espetáculos de qualidade artística e didática, transformando um espetáculo em substancial contribuição para a formação complementar do cidadão.


ESPETÁCULO  PARA AS ESCOLAS 2015

"Sobre a Matéria da Qual Somos Feitos"
história, filosofia, literatura e muito humor





O AMOR É UMA FALÁCIA

O espetáculo “O Amor é Uma Falácia” da, Cia de Arte e Espetáculos Muiraquitã, livremente inspirado no conto homônimo de Max Shullman nos traz para a reflexão questões ligadas à vida contemporânea e à sociedade do consumo, que cria necessidades de posse e relegando a um segundo plano questões fundamentais da vida humana, tais como as relações interpessoais e o amor. A temática foi descrita por Debord (1997)como sendo “sociedade do espetáculo” na qual o homem é dominado pela economia. Nesse sentido, a imagem é a afirmação da aparência e a realidade individual tornou-se social, a vida do homem se torna seu produto e, ao se reconhecer, nas imagens dominantes, seu próprio desejo deixa de ser compreendido. A sociedade do espetáculo é a sociedade da mercadoria  e do consumo. Assim os personagens do espetáculo são a expressão deste momento da civilização. Os personagens fazem do amor, ou, da pretensão deste, objeto de troca no relacionamento humano.  A vida social contemporânea está totalmente tomada pelos resultados acumulados da economia e leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo “ter” efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função última. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente da força social, moldada pelos instrumentos da modernidade. As pessoas deixam de  compartilhar projetos sociais, estão centradas em si mesmas, fazendo prevalecer a individualidade. As relações são estabelecidas de modo a extrair do outro aquilo de que se precisa.  Utilizando de uma linguagem popular e de fácil digestão, o espetáculo propicia ao público uma incursão por este tema tão árido e ao mesmo tempo tão fundamental. Tendo como alvo principal o público universitária e do ensino médio, “O Amor é Uma Falácia” é dirigido pelo mestre em teatro – UDESC,  Clodoaldo Calai e constitui-se na segunda concepção deste mesmo espetáculo pelo diretor, a primeira deu-se em 2005 quando Clodoaldo estava à frente do Grupo Expressão Universitária – GTEU da Unochapecó. Agora, nesta remontagem, o espetáculo integrará o projeto, “Teatro Para Todos” da Cia que vislumbra a circulação do espetáculo por estabelecimentos de ensino superior e médio do Sul do Brasil. O projeto iniciará a circulação na segunda quinzena do mês de março de 2013.

SINOPSE

Jeremias é um jovem estudante que deseja tão ardentemente possuir um aparelho de comunicação, do tipo, Iphone, que este desejo se traduz em dores físicas. Seu companheiro de quarto Fausto ao perceber o desejo incontrolável do amigo propõe um escambo: o aparelho por sua namorada, Poly, que a muito tempo deseja. Poly é uma bela e doce jovem a quem Mateus pretende formatar a fim de que possa corresponder aos seus planos de uma esposa decente para seus planos de, futuro, sucesso profissional. Porém, Poly, é desprovida de uma, segundo o personagem, inteligência aceitável e Fausto inicia uma hercúlea tarefa a fim de torna-la inteligente. Fausto resolve inicia-la em um curso de lógica, ensinando-lhe as falácias filosóficas mais elementares. Ao final Poly o surpreende de maneira arrebatadora.

FICHA TÉCNICA

Fausto: Sedenir Rommel
Jeremias/Poly: Claudia Castanho
Aruto: Samir de Vargas
Texto/Direção: Clodoaldo Calai